segunda-feira, 8 de abril de 2019

Mudar ou não o tom das músicas?

Quando estou trabalhando com vocalistas ouço sempre essa pergunta:


"Devo ou não alterar a tonalidade das músicas cover que vou cantar?"

Alguns chegam a pensar que esta é uma questão delicada, pois algumas bandas insistem em manter a tonalidade da gravação mais conhecida da canção a todo custo, mesmo quando o vocalista sofre para executar partes dela.

Na verdade a solução pra isso é bem simples, SIM você deve sempre ajustar a tonalidade das músicas à sua voz, o seu instrumento deve ser respeitado também, pois ao forçar a voz pra executar uma música que está fora do seu range, você pode danificar permanentemente as pregas vocais, e aí aquela mesma banda que insistiu em não descaracterizar a música vai simplesmente trocar o vocalista, porque você não soube cuidar da voz, e coisa e tal. 

Como fazer isso?

(exemplo de cantor que forçou a voz até perder de vez)
Alguns músicos que trabalham com covers podem ser especialmente intransigentes com relação a isso, principalmente quando não são cantores ou quando não tem uma boa formação relacionada ao uso da voz.
Eles prezam por manter o cover idêntico ao "original" e isso pode sim causar sérios danos à voz do cantor. 
Neste caso vale a conversa, a didática e o bater o pé, tudo pra defender e respeitar o seu instrumento, que é orgânico e pode não se recuperar de grandes danos, ou seja, quem realmente sai perdendo com essa insistência dos colegas é você, caro canário.
Pense nisso e respeite o seu instrumento.

Insista em adequar as tonalidades mesmo ao trabalhar com produtores, que muitas vezes pensam na sonoridade que querem para aquela faixa em particular, sem considerar que a voz do canário em questão não permite tal acrobacia e acaba levando o profissional a forçar a voz tanto pra baixo quanto pra cima pra poder atender às exigências do que foi idealizado pelo produtor, principalmente quando, assim como os músicos citados acima, o profissional em questão é maestro mas não é vocalista.

Seja delicado, mas firme! ;)

E você? tá fazendo aula de canto? quer um curso legal? Veja esse aqui que separei, com a Iara Negrete. http://tinyurl.com/importanciadocanto





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bora trocar ideia!! Comenta aí!

Luana Giampietro © Copyright 2018.